Galeria de marcadores

Elas parecem bonecas mesmo!



Foto: Luciana Firmino/lluuhh_lluuhh
A Moda Lolita é um estilo japonês, cujas as primeiras manifestações apareceram no fim da década de 70 e começo da década de 80. Suas roupas são inspiradas no Rococó e na era Vitoriana e Edwardiana ou simplesmente da própria infância. A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, tendo uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. As saias são rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas, renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote baixo, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos. Isso mesmo! Nas ruas do Japão podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de criança e seus laços gigantescos!

Embora tenha Lolitas no Brasil, elas nem se comparam com as japonesas justamente porque no Brasil as meninas querem parecer bonecas e no Japão elas querem parecer inocentes! Essa é uma das diferenças entre as Lolitas brasileiras e japonesas pois embora se vistam assim, as brasileiras encurtam um pouco as saias e usam muito cetim. Existe mais ou menos 13 estilos de Lolitas e não sei porque, no Brasil a maioria das meninas usam apenas o Deco Lolita, uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

Aí você pergunta, mas todas as Lolitas são iguais? Não! Existem vários sub-estilos! Os mais comuns são três:

Sweet Lolita - Só o nome já diz tudo! É uma Lolita doce! As cores são diversas, nenhuma é proibida, mas as mais comuns são: a rosa, mint, azul bebe e o branco. As estampas mais comuns são de doces, brinquedos, ursinhos e padrões como bolinhas. A ideia é parecer um docinho!

Foto: Reprodução/Internet/Google

Classical Lolita - Classe e elegância. Classical Lolitas usam peças com um ar mais maduro. Os vestidos possuem padrões mais vitorianos, sendo comum estampas florais com cores são mais puxadas para a cor rosa antigo, o creme e o marrom.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Gothic Lolita - Primeiramente esqueça as góticas, afinal a ligação entre os dois estilos é quase nada! As Gothic Lolitas são como qualquer outra Lolita, porém as cores usadas são mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios, mas não abrem mão das rendas, mesmo sendo gothic a maquiagem segue a mesma linha das outras, sem batons pretos e delineador escorrendo!

Foto: Reprodução/Internet/Google

Outros estilos são menos comuns, mas igualmente usados no dia-a-dia:

Country Lolita  - É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Casual Lolita  - Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Hime Lolita  - Estilo que mais remete à imagem de princesas europeias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Shiro Lolita  - Considerada por alguns como uma subdivisão do Sweet Lolita, uma roupa Shiro Lolita é composta apenas de branco, já que Shiro, do japonês significa branco.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Kuro Lolita  - Considerada como uma subdivisão do Sweet Lolita por algumas pessoas, é o oposto do Shiro Lolita, simplesmente uma Lolita vestida somente de preto.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Punk Lolita  - A mistura da moda punk com a moda Lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes. 
Foto: Reprodução/Internet/Google

Sailor Lolita  - Se trata de um estilo de Lolita que se veste como marinheiro. Isso pode incluir colares de marinheiro e gravatas, chapéus de marinheiro, e listras. Não deve ser confundido com o comum "seifuku" japonês ou uniforme escolar estilo marinheiro.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Ouji” e “Dandy“ - são estilos usados por meninos, não são realmente versões masculinas do Lolita, mas possuem uma ligação com esse estilo. As roupas também são inspiradas em estilo Rococó e Vitorianas, e embora sejam um estilo masculino, muitas garotas as adotam, indiferente da sexualidade e preconceito.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não os impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.

Guro Lolita  - As guro Lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma Lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum.”
Foto: Reprodução/Internet/Google

Ero Lolita  - Apesar do nome, o estilo Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Se usar corsets, estão sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegam na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Wa Lolita - O primeiro sub-estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa.

Foto: Reprodução/Internet/Google

♥ Qi Lolita - tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.

Foto: Reprodução/Internet/Google

Deco Lolita  - Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

Foto: Reprodução/Internet/Google
Parecem bonecas mesmo!

Foto: Luciana Firmino/lluuhh_lluuhh
O bom é que algumas roupas podem ser usadas no dia a dia sabendo combinar com a moda atual e algumas peças podem ser feitas para meninas de 0 a 15 anos, ou para quem queira usar. Infelizmente no Brasil não tem loja especializada na Moda Lolita, a melhor opção é contratar uma boa costureira ou comprar pela internet, mas se prepare, as roupas, sapatos e acessórios são caríssimos!!! 






____________________

 Fique por dentro das notícias com o Blog Gata de Rodas
Bora lá se cadastrar: www.gataderodas.com 

E receba matérias exclusivas. Beijos  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo