Galeria de marcadores

UM ESPIÃO E MEIO UMA COMÉDIA SOBRE BULLYNG E GORDOFOBIA - COMENTADO POR GATA DE RODAS



Mês passado (agosto), fui ao cinema assistir Um Espião e Meio. Nem sei se o filme ainda está em passando, mas acredito que pelo tempo já não esteja mais em cartaz. Só que Um Espião e Meio ficou na minha cabeça, não só por ser comédia, gênero de filme que eu adoro, e nem pelo deus grego esculpido e em carnado na figura do Dwayne "The Rock" Johnson, mas também pela importante reflexão sobre o bullyng e a gordofobia que essa comédia um tanto quanto previsível teve como pano de fundo.

Risonha por natureza, não precisa ser bidu para adivinhar que eu ri muito com o filme Um Espião e Meio. O filme aposta no famoso clichê "tiro-porrada-e-bomba" do fortão Dwayne "The Rock"Johnson e em kevin Hart com suas onomatopeias e caras-e-bocas engraçadas, para prender a atenção do público e tirar boas risadas da galera que curte comédia.


Foto: Reprodução
O filme começa em 1996 e passados 20 anos, relata o antes e o depois do nerd Robbie Wheirdicht (Dwayne Johnson) e do popular Calvin Joyner (kevin Hart) que no decorrer desses anos invertem de papel quanto as suas realizações pessoais e profissionais, considerando a expectativa que eles tinham de si mesmos, bem como a que cada um despertava na galera no tempo de colégio.


Foto: Reprodução

Antes de se tornar um agente da Cia, Robbie Wheirdicht foi um gordinho nerd que sofreu bullyng na escola. Os nerds geralmente são pessoas que se dedicam muito aos estudos e que, por conta disso e vários outros fatores, acabam se afastando do convívio social, sendo grandes vítimas de chacotas.

Foto: Reprodução

Sim, foi engraçado ver o gordinho Robbie Wheirdicht tomando banho cantando e divando ao som de "My Lovin' (You're Never Gonna Get It)", sucessos das lindíssimas meninas do En Vogue.

Mas, lembrando que "brincadeira" somente acontece quando todos os envolvidos dão risada, não foi nada engraçado quando o gordinho alegre é sacaneado pelo valentão Trevo e a sua turma, que juntos atiram Robbie totalmente nu na quadra lotada do colégio onde ocorria uma premiação para Calvin Joyner, o Foguete Dourado. 

No filme, todos riem do jovem, menos Calvin, o cara mais famoso da escola que, perplexo, tira a jaqueta do corpo e a oferece para que o rapaz envergonhado se cubra. Constrangido, o gordinho nerd cantor nunca mais aparece na escola. Nem mesmo para a formatura o jovem teve coragem de comparecer.

Foto: Reprodução

Vinte anos depois, Robbie Wheirdicht surge totalmente transformado. Com 100 kg a menos decorrentes de 6 horas horas de malhação durante 20 logos anos, o ex-gordinho, que agora atende pelo nome de Bob Stone, se transformou em um musculoso e destemido agente da CIA que detesta valentões.


Foto: Reprodução

Como agente da CIA, Bob procura Calvin, por considerá-lo seu único e verdadeiro amigo, e pede para ajuda-lo a desvendar um código secreto que iria culminar na prisão de um perigoso inimigo do estado que roubou as chaves de encriptação do todo programa americano de satélites espiões. Trabalhando em um modesto escritório de contabilidade, Calvin Joyner. está longe de ser aquele cara bambambã do colégio. Mas, Bob confia nele porque o Foguete Dourado continua sendo o seu herói. 


Foto: Reprodução

Juntos, se embrenham em perigosas e divertidas aventuras para prender o Texugo Negro e assim salvar o mundo.


Foto: Reprodução

Como agente secreto, Bob tornou-se um cara esperto, porém como pessoa, ele continuou sendo o mesmo nerd do passado. Suas brincadeiras sem graça, seu gosto duvidoso para filmes (Gatinhas e Gatões) e sua conversa pouco interessante, estavam longe de agradar o Foguete Dourado que andava desolado pelos frequentes fracassos na sua vida pessoal e profissional.


Foto: Reprodução

Mas uma estranha química, mantinha os dois o tempo todo distantes, mas ainda assim conectados e funcionando, juntos.

Foto: Reprodução

Foguete Dourado demorou para perceber e entender que ao ajudar o animado e motivador amigo nerd, não estava somente ajudando a salvar o mundo, mas também a si mesmo, uma vez que voltou a se sentir importante e poderoso como nos tempos de colégio e que enfim, voltou a ser herói de sua própria história.

Foto: Reprodução

E também como herói da sua própria historia, Bob, queria ir ao encontro 20 anos da turma do colégio para provar que a vida tem lá suas surpresas e pode transformar pessoas tidas como diferentes em pessoas fortes, de sucesso e bem sucedidas.


Foto: Reprodução

Como acerto de contas com o passado, Bob logo de entrada já desfere um soco em Trevor que se achou no direito de zombar de Robbie como nos tempos de outrora. E com ajuda de Calvin que hackeou a votação, Bob foi eleito o novo centauro do colégio e em seu discurso para galera enfatizou que era preciso entender que o mais importante é ser você mesmo e que era preciso superar o tiranos de sua vida. Empolgante momento que Bob, que não que ficava nu na frente de ninguém desde que sofreu bullyng na escola, resolveu tirar a roupa e exibir o seu invejável corpo novo.

Foto: Reprodução


Apesar dos trailers do filme focarem naquela da versão dançante de "My Lovin' (You're Never Gonna Get It)" do gordinho Robbie Wheirdicht, até então com bem menos tônus muscular de que o agente da Cia Bob Stone, um Espião e Meio não é uma comédia que usa o bullying como piada e sim um filme que usa o bullying como mote, mas mesmo assim sensibiliza ao mostrar quão traumáticos podem ser o bullying e a gordofobia.

Gata de Rodas
Mas por outro lado, considerando o discurso de Bob, quando ele diz para galera que era preciso superar os tiranos de sua vida, o fato de Robbie ter malhado 6 horas por dia por 20 longos anos para combater a obesidade e posteriormente aparecer nu na frente da galera que zombou dele por ele ser gordo, pode ser considerado exemplo de superação ou de sacrifício em busca de uma aceitação social de uma galera que na verdade nem sabia que existiu um Robbie Wheirdich no colégio?
__________________
"Quando alguém te criticar, apenas responda: sou o que sou e não o que você quer que eu seja." DR. HOUSE


 Fique por dentro das notícias com o Blog Gata de Rodas
Bora lá seguir e se cadastrar: www.gataderodas.com 
E receba matérias exclusivas. Beijos  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo