Galeria de marcadores

♿ RESPEITE O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Quando você vai ao shopping imaginando que vai se distrair e jogar conversa fora... De repente me vejo num filme de terror!
É, exatamente isso que senti no último feriado dia 02/11/2016, estava eu na Praça de Alimentação e solicitei ajuda à segurança do Shopping para me ajudar a descer de escada rolante já que o elevador estava em manutenção, e sem demora apareceu um Bombeiro que sozinho em um primeiro momento tentou descer a escada rolante com a cadeira voltada de costas, porém como ele desequilibrou na escada, voltou novamente para o patamar e de supetão, sem perguntar se eu estava usando o cinto de segurança e sem isolar a escada rolante dos demais usuários, ele virou a cadeira e desceu a escada rolante com a cadeira motorizada voltada para frente, momento que bateu meu desespero e comecei a gesticular e chamá-lo de irresponsável, informando o mesmo que esse era um procedimento errado e perigoso que estava colocando em risco a minha integridade física. Meu padrasto e um senhor, de nome não anotado, perceberam o meu desespero diante da situação, se embrenharam no meio das demais pessoas que também usavam a escada rolante e correram para segurar a minha cadeira que ficou totalmente desequilibrada e desalinhada nos degraus. Quando o tormento chegou ao fim, só me restou a chorar devido ao extremo medo que passei e ir embora o mais rápido possível do Shopping. Ah! E como se não bastasse a incompetência, o Bombeiro, ainda queria me descer ajudar a descer a pequena escada que leva para o Supermercado, sendo que na lateral tem a rampa que dá acesso ao piso do referido Supermercado.

Eu solicitei que o Shopping invista em profissionais capacitados e treinados, uma vez que, o procedimento do bombeiro foi totalmente arriscado pois ele ignorou todas as regras de segurança, a saber:


- uma cadeira motorizada pesa em média 70 kg ( a minha pesa 68 kg);

- ao descer uma cadeira motorizada numa escada rolante o profissional deve posicioná-la para trás, ou seja, no sentido descendente da escada;

- ao subir uma cadeira motorizada numa escada rolante, o profissional deve posicioná-la para frente, ou seja, no sentido acendente da escada;

- Devido o peso da cadeira, o profissional deve pedir apoio se não sentir seguro em conduzir um cadeirante em cadeira motorizada na escada rolante. Pelo menos mais dois profissionais deve ajudá-lo e eles devem se posicionar da seguinte forma: um desliga a escada rolante e barra/isola a escada do demais usuários enquanto o cadeirante estiver sendo conduzido e os outros dois profissionais seguram a cadeira motorizada para a que a mesma não de mova durante o percurso;

- O profissional deve solicitar ao cadeirante que coloque a cadeira motorizada no modo manual e nunca deve esquecer de perguntar se o cadeirante está de cinto de segurança.

Eu como frequentadora desse renomado Shopping, que pedi que providências fosse tomadas para que incidentes como esse não voltem a acontecer.


.................. Gata de Rodas ..................


Fique por dentro das notícias com o Blog Gata de Rodas
Bora lá seguir e se cadastrar: Gata de Rodas     
E receba matérias exclusivas. Beijos 

Um comentário

Topo