31/12/2019

RETROSPECTIVA GATA DE RODAS 2019. VEM COMIGO!

RETROSPECTIVA GATA DE RODAS 2019. VEM COMIGO!
Ah! O que falar desse ano de 2019? Apesar de simplesmente ter passado voando, 2019 foi bastante intenso, marcado por muita militância e ativismo e também por muitas realizações pessoais. Segue agora uma breve retrospectiva do ano 2019 da Gata de Rodas:
Janeiro
Lembro como se fosse ontem do Baile do David Bowie, realizado pela querida Flávia Durante, que no começo de janeiro abriu a agenda de eventos da Gata de Rodas e pôs essa cadeirante pra dançar muito ao som do Camaleão e do também saudoso Fred Mercury.
29 de janeiro Dia Nacional da Visibilidade Trans, foi realizada uma ação de militância e cidadania trans no Coreto da Praça da República com apresentação das maravilhosas Brunna Valin e Maite Schneider.


 Fevereiro
Marquei presença na IV Caminhada pela Paz: Travestis e transexuais, nossas vidas importam idealizada pela ONG CAIS, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e que em 2019 teve o objetivo de levantar a discussão sobre enfrentamento às discriminações sofridas pela população de travestis, homens e mulheres trans.
De fevereiro a novembro, Gata de Rodas marcando presença nas Reuniões da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.   


Em fevereiro também, ganhei do Presidente Jamil Jorge a minha faixa vermelha de Eterna Musa do Bloco do Fico e novamente pude representar a mulher com deficiência nessa imensa festa que é o carnaval de rua de São Paulo.


 Março
Em março participei do programa Como Será? Tem Diferença? e assim, realizei o meu grande sonho de conhecer e conversar com a jornalista e apresentadora Sandra Annenberg. Eu e a querida amiga Tchaka falamos sobre a nossa amizade e o quanto essa maravilhosa transversalidade foi importante na minha militância e ativismo pela causa da sexualidade da pessoa com deficiência. Também falei sobre os desafios de ser cadeirante enquanto a Procuradora Eugênia, traçava um paralelo sobre a minha história de vida com os meus direitos legais de pessoa com deficiência. O programa foi muito animado e instrutivo.
Foto: Procuradora Eugênia Gonzaga, apresentadora Sandra Annerberg, Drag Queen Tchaka e a blogueira Gata de Rodas 
Abril
Em parceria com a travesti Amara Moira, em abril estreei como youtuber no canal Entre Travas e Rodas que fala de inclusão, acessibilidade e pautas LGBTI+ com enfase no segmento T.
Blogueira Gata de Rodas e a escritora Amara Moira em gravação do Canal do YouTuber Entre Travas e Rodas (Foto: Grazi Frrccll)
Minha primeira vez no Theatro Municipal de São Paulo, também foi em abril, com o espetáculo de dança "A Sagração da Primavera".
Maio
Reunião com o Secretário Cid Torquato da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, recebendo a blogueira Gata de Rodas, diretoria da Parada do Orgulho LGBT de São, CET-Companhia de Engenharia de Tráfego, Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo para organização da acessibilidade na Feira da Diversidade e na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. 
Lançamento do vídeo clipe da música Play da banda Ctrl+N. Feliz D+ por fazer parte desse incrível vídeo clipe bafônico!!! Valeu cada minuto de gravação.
Clipe da música Play
 ⇘                                                                         ⇙
Junho
A 2ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo aconteceu no centro da capital. O evento chamou todos os transexuais e travestis para irem às ruas em busca de visibilidade e reconhecimento como cidadãos.

Idealizado pelo Grupo de Trabalho Juventude em parceria com O GT Pessoa com Deficiência, ambos da APGÇBT, o 4º Piquenique para LGBT com Deficiência aconteceu no Parque do Ibirapuera e além de promover a inclusão social em espaços públicos, também está contribuindo para quebrar os preconceitos que permeiam a sexualidade, a orientação sexual e a identidade de gênero da pessoa com deficiência. Assim, ao dar visibilidade aos deficientes LGBTI+, mostramos para a sociedade que existimos e resistimos."
Cine 50 anos de Stonewal + Roda de Conversa com Pessoas com Deficiência LGBT realizada pelo Grupo de trabalho Pessoa com Deficiência da APOGLBT, no Museu da Diversidade Sexual. Importante Roda de conversa realizada em um espaço público que arrebentou a bolha do tabu da sexualidade imposto pela sociedade que por desconhecer o fato que pessoa com deficiência também tem orientação sexual e identidade de gênero, acaba nos infantilizando e achando até mesmo absurdo que a gente sinta tesão, transe, namore, constitua família e tenha filhos. 

Pelo terceiro ano consecutivo a Gata de Rodas conseguiu incluir as pessoas com deficiência LGBT na Parada Orgulho LGBT de São Paulo, a maior de mundo, que nessa 23ª edição teve como tema "50 anos de Stonewall". Representatividade da pessoa com deficiência LGBT importa sim! Para mim, o Stonewall da pessoa com deficiência LGBT começou em 2017 quando nós, pessoas com deficiência abrimos pela primeira vez a Parada LGBT de São Paulo, que naquele ano reuniu mais de 3 milhões de pessoas. Feito esse que se repetiu em 2018 e agora em 2019. Abrir a Parada é mostrar para o Brasil e o mundo que existimos e resistimos. Ah! Quanto ao meu look branco foi para comemorar a paz que há de vir com a criminalização da homofobia.
5° Premio Divo & Divas Trans de Santo André, projeto que tem em seu foco homenagear a igualdade, a cidadania, os direitos humanos e as pessoas que contribuíram ao logo do ano com a comunidade LGBTI+
A convite do EternamenteSou, a Gata de Rodas coordenou a 1° mesa de bate-papo do III Seminário Velhices LGBT: Histórias de resistências, que aconteceu no SESC Pompeia e teve como abertura o show da cantora Daniela Mercury. A cada narrativa eu transbordava de emoção e com a certeza que nós temos o dever de pensar na construção de uma casa de acolhimento para cuidar de forma confortável e digna da velhice LGBT.  


Julho
O 1º Arraiá Comunitário LGBT+ Arouchianos colocou todo Arouche para dançar com o Arraial Sacode Poeira que contou com a participação da queridíssima Mary Lacerda porque quadrilha também é lugar para pessoas trans.
Na marquise do MAM no Parque Ibirapuera foi realizada a roda de conversa "Pessoas com deficiência e sexualidade: resistindo à invisibilidade". Um tema cheio de tabu, mas que precisa ser pensado e discutido. Bate-papo com: a Blogueira Gata de Rodas, militante e ativista pela diversidade sexual e da causa da mulher com deficiência; Luciana Trindade, consultora em diversidade e inclusão; Silvana Gimenes, militante e ativista de direitos humanos, pessoas com deficiência e diversidade sexual, socióloga e mestre e a Drag Queen Gervásia Boreal. 
Agosto
Primeira roda de conversa com a querida Amara Moira, a minha parceira do canal "Entre Travas e Rodas" do YouTube, para falar sobre "Sororidade e Sociabilidades Femininas", com essas mulheres fortes e admiráveis da "Cia 3 de Nós" que apresentaram a peça de teatro "A Mais Forte" que aborda a polêmica rivalidade entre as mulheres.
Gata de Rodas e a minha parceirona Amara Moira, no Sesc Consolação. Participamos da roda de conversa sobre o Transitar na Cidade São Paulo e foi lindo com muitas trocas de informações e aprendizados.
No Sesc Itaquera, euzinha, Leandrinha Du Art e Júnior abrimos um importante diálogo sobre "Deficiência em um mundo padronizado", com jovens estudantes e professores da rede pública de ensino.
Setembro
Gata de Rodas é entrevistada pela queridissima Laís do Canal do Youtube "Todas E Mais Uma", no Bar Salve Jorge. Falamos sobre o Setembro Amarelo e da importância da conscientização sobre a prevenção do suicídio. 
 2º Feira Cultural LGBTQI+ de Caieiras, coordenada pela querida Carla Baker. A Roda de Conversa teve como pauta: leis, direitos da mulher, da pessoa com deficiência e LGBTQI+ com informações explicativas e orientações. Evento contou com interpretes de libras.
  "Todos os Amores são Perfeitos". Gata de Rodas recebe o certificado de participação do Dia Nacional de Conscientização Sobre a Síndrome de Edwards - T18, que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo. 

A Virada Sustentável aconteceu no MIS (Museu na Imagem e do Som) que contou com a emociante apresentação do documentário "Longe da"Arvore" que me fez reviver o meu passado, me situou no presente e me fez pensar muito no meu futuro. Depois que assisti o documentário, deu um nó na minha garganta realizar a roda de conversa sobre "Ser diferente é o que nos une". 


No Cine Sesc, Roda de Conversa sobre o filme "Longe da Árvore" com  psicólogo e terapeuta de casais Alexandre Coimbra. 

  No Itaú Cultural, euzinha tietando Andrew Solomon após roda de conversa sobre o  livro/documentário "Longe da Árvore" a qual tive a incrível oportunidade de fazer-lhe uma pergunta.  Andrew é produtor e autor do livro que inspirou o documentário Longe da Árvore. Andrew também é psicólogo, professor na Columbia University em NY, ativista e escritor. Ganhou mais de 50 prêmios internacionais e duas de suas obras figuram entre os livros mais importantes da década.

Outubro
Participação da Gata de Rodas no Quebrando Tabu, programa que tem a incrível parceria da GNT e que quebra tabus ao debater sobre os mais variados temas sociais de maneira leve e sem preconceitos. Gravação aconteceu no centro Cultural São Paulo.

Ma-ra-vi-lho-so presente do SESC Santana para Gata de Rodas foi o convite para prestigiar o incrível espetáculo teatral "Manifesto Transpofágico" com a atriz Renata que em cena narra a história do corpo travesti e lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.
Pessoas com deficiência em todos os espaços inclusive na SP Fashion Week. Quebrando as barreiras e os estereótipos dos padrões de beleza. SPFW aconteceu no Parque do Ibirapuera.
A Coletiva Revolta da Lâmpada e a Fundação Escola de Sociologia de São Paulo/FESPSP, apresentou a CICLA de 5/2019. Tema - Juventude Dissidente, Trabalho e Meritocracia: A Conta Não Fecha. Quando o assunto é acesso ao trabalho para populações vulneráveis, muita gente é explorada, marginalizada, vampirizada, moída e morta. Falo de gente preta, periférica, trans, bixa, sapa, indígena, feminista, refugiada, positHIVa, com deficiência. O fortalecimento da violência e exclusão contra essas populações, torna as possibilidades de trabalho cada vez mais escassas e precárias para os corpos dissidentes. A falta de trabalho decente, garantia de trabalhista e uma vida escolar digna, sobra fome, exclusão e violência, a conta simplesmente não fecha.
Novembro
No Diálogos Entre Nós - Diversidade e Inclusão | PcDs, que foi realizado no espaço Google Stan Up, a blogueira Gata de Rodas desata os nós do obstáculo, da informação desencontrada, do capacitismo e do preconceito que impedem a inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade e consequentemente, no mercado de trabalho.
Noite histórica! No Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, Gata de Rodas e Amara Moira na estreia do filme "Bixa Travesty" com a talentosíssima e gostosíssima Linn da Quebrada. Em "Bixa Travesty", em uma perfeita fusão de sua vida pessoal e profissional, Linn da Quebrada arrasa quando fala (e canta) com naturalidade, beleza, graça, charme e emponderamento sobre o seu corpo travesti da periferia que não se intimida por não se enquadrar nos padrões cisgêneros femininos e por revolucionar ao quebrar tabus até mesmo no meio das próprias travestis.
Meu aniversário que dessa vez não teve o tradicional bolo nem o "Parabéns pra você, nessa data querida", mas teve comidinhas e um delicioso brinde a amizade com as minhas adoráveis amigas Amara Moira e a Lu (a discreta fotógrafa do Blog Gata de Rodas).
Dezembro 
Em dia de Virada Inclusiva, Gata de Rodas participa da 3° Caminhada da Aids de São Paulo, porque acredita que a prevenção contra HIV/AIDS ė para todos, todas e todes inclusive para as pessoas com deficiência. Aids não tem cara!


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, momento que deveríamos estar comemorando os avanços de nossos direitos, mas lá estávamos nós, pessoas com deficiência, na Av. Paulista em manifestação contra o PL 6159/19 que iria detonar com a Lei de Cotas que insere a pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho. Mesmo em cima da hora, soltamos a nossa voz e mostramos a nossa força nas ruas. É isso aí! Não vamos aceitar legislarem por nós, sem nós!
Gata de Rodas participa de roda de conversa + coffee break na SAP Brasil, uma empresa de visão que está construindo um novo olhar e oferecendo oportunidades profissionais as pessoas com deficiências e para LGBTQI+.
Eu, Gata de Rodas honrada pelo convite da Associação para abrir o 1° dia do Ciclo de Debates representando o Grupo de Trabalho da Pessoa com Deficiência LGBTI da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Gata de Rodas palestra na Fundação Casa sobre Sexualidade da Pessoa com Deficiência LGBTQIA+, em programação da 1ª Semana da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Que presente incrível do Coletivo Queer Artístico! Euzinha, Gata de Rodas, representando as pessoas com deficiência LGBT no lançamento do Calendário 2020 - Zodíaco Queer que aconteceu no Bar Ed House. Representatividade importa sim! Ah! Quanto ao look um tanto quanto fetichista, foi porque depois do evento de lançamento do Calendário, 2020 - Zodíaco Queer, fui comemorar o encerramento das atividades/2019 da Gata de Rodas na festa Natal Infernal no Luxúria com aquele maravilhoso sentimento de dever cumprido! 
Com o Natal Infernal festa promovida pelo Heitor Werneck no Luxúria, eu iria encerrar o meu ano de atividades...
Porém, foi com esse maravilhoso convite do homem trans Tatto Oliveira para prestigiar o "Encontro e Confraternização "Homens Trans em pauta" que aconteceu na Casa Florescer que a Gata de Rodas definitivamente encerrou as minhas atividades de 2019.
In Memoriam
Daqueles que partiram deixando saudades e aquele legado de amizade e conhecimento. Descansem em paz, meus eternos amigos!
Foto: Gata de Rodas com os eternos amigos Rita e Adelino
O carinho e amizade dos meus seguimores foi o melhor presente que a Gata de Rodas recebeu neste Natal! 

2019 = entrego e aceito. 2020 = desejo e agradeço
Tchaka Rainha das Festas

Feliz Ano Novo!
Siga, faça parte do blog, cadastre-se: Gata de Rodas
Receba matérias exclusivas. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subir